Crítica | Invasão Zumbi (2016)

by - dezembro 21, 2016


Atualmente é bastante raro encontrar filmes de zumbis que realmente valham a pena assistir. Quando trailers e imagens promocionais de Invasão Zumbi foram divulgados, passou por minha mente que se tratava de apenas mais um filme de zumbi, onde encontraria clichês que já estava cansado de ver.

Em Invasão Zumbi, filme coreano dirigido por Yeun Sang-Ho e lançado em 21 de novembro nos cinemas brasileiros, somos apresentados aos protagonistas Seok-woo e sua filha Soo-ahn. Durante os primeiros minutos de filme vemos como a relação entre os dois é complicada, já que Seok-woo é um jovem gestor financeiro recém-divorciado que dedica todo o seu tempo ao trabalho.

Tudo começa então quando Seok-woo presenteia a filha com um Wii U, porém ele já havia lhe dado um desses em um aniversário passado. Buscando compensar o ato, ele aceita levar a menina até Busan, onde ela poderá passar seu aniversário com a mãe.


No início da viagem à Busan, Soo-ahn vê de dentro do trem o primeiro ataque na estação, enquanto seu pai cochila ao seu lado. E se você estava pensando que as pessoas dentro do trem estavam seguras, enganou-se. Uma jovem infectada consegue entrar antes que o veículo parta, e a partir daí o vírus começa a espalhar-se dentro dele.

O tempo todo somos apresentados a momentos conflitantes e tensos, onde os passageiros sobreviventes precisam enfrentar um trem lotado de mortos-vivos bizarros. Embora o filme todo se passe dentro de um lugar com pouquíssimo espaço, quase não notamos isso. Afinal o que realmente é trabalhado durante a viagem é o modo como o ser humano enfrenta momentos em que precisa lutar pela sua sobrevivência. Nem todos são capazes de cooperar para garantir a segurança e a sobrevivência de todos os passageiros.

Juntando-se à grande tensão temos também um roteiro simples, porém bem trabalhado e que consegue envolver quem assiste. Não é mostrado o que causou todo o surto, porém em um certo momento temos uma rasa explicação. O roteiro conseguiu me trazer diversos sentimentos, tanto pelos personagens apresentados quanto pelos momentos angustiantes e emocionantes.


Em relação aos mortos-vivos, Invasão Zumbi conseguiu ser inovador em alguns aspectos. Com o decorrer da história, descobrimos como os personagens precisam agir para que consigam despistá-los. Notamos então que os mortos-vivos não conseguem notar a presença de humanos se eles não os verem. Exemplo: se uma porta de vidro está separando zumbis de sobreviventes e esse vidro for coberto, os mortos esquecerão que existe refeição à sua frente.

O cenário pós-apocalíptico sendo construído conforme o vírus se espalha também é algo de se admirar. Tudo aconteceu na hora certa, graças ao bom roteiro e direção de Yeun Sang-Ho. Primeiro temos um incêndio, depois manifestações começam a surgir. Apenas no final é que temos uma cidade completamente destruída, com ruas e pontes bloqueadas por carros em chamas e cercas de quarentena.

O desfecho foi algo que me deixou completamente surpreso. Temos momentos de cortar o coração, porém em momento algum foram cenas exageradas. Tivemos um fim que a história merecia, sem tornar-se necessária a existência de uma continuação. Invasão Zumbi chegou para mostrar que é um dos melhores exemplos para filmes do seu gênero.

★★★★☆

You May Also Like

0 comentários