#LoveIsLove: Livros com temática LGBT que pretendo ler

by - maio 17, 2017

Resultado de imagem para lgbt

Hoje, 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. É uma data para lá de importante, já que infelizmente a homofobia está presente no nosso cotidiano. A todo momento vemos notícias em jornais e pela internet sobre jovens espancados, por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. É triste pensar que em pleno século 21 isso ainda acontece.

Então decidi fazer um post temático, citando cinco livros com a temática LGBT que ainda pretendo ler (talvez esse ano). Vamos lá?

Quinze dias, do Vitor Martins

Felipe está esperando esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.

Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.

Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.



Resultado de imagem para Todos, nenhum: simplesmente humanoTodos, Nenhum. Simplesmente Humano, do Jeff Garvin

Riley Cavanaugh é um ser humano com muitas características: perspicaz, valente, rebelde e… gênero fluido. Em alguns dias, se identifica mais como um menino, em outros, mais como uma menina. Em outros, ainda, como um pouco dos dois. Mas o fato é que quase ninguém sabe disso.

Depois de sofrer bullying e viver experiências frustrantes em uma escola católica, Riley tem a oportunidade de recomeçar em um novo colégio. Assim, para evitar olhares curiosos na nova escola, Riley tenta se vestir da forma mais andrógina possível. Porém, logo de cara recebe o rótulo de aquilo.

Quando está prestes a explodir de angústia, decide criar um blog. Dessa forma, Riley dá vazão a tudo que tem reprimido sob o pseudônimo Alix.

Numa narrativa em que o isolamento é palpável a cada cena, Jeff Garvin traça um poderoso retrato da juventude contemporânea. Somos convidados a viver a trajetória de Riley e entender o quê, afinal, significa ser humano.


Resultado de imagem para Sobre Garotos que Beijam GarotosSobre Garotos que Beijam Garotos, do Enrique Coimbra

"Quem leu O Pequeno Príncipe, o clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, deve lembrar a lição da raposa: 'Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.' Enzo, o jovem protagonista deste romance, é o oposto dessa máxima. Ele não gosta de se apegar, de relacionamentos fixos, duradouros, monótonos. E só se apaixona quando tem a certeza de que não será correspondido. Afinal, como dirá o próprio autor em seu blog, isso o poupa de 'se tornar responsável pelos sentimentos de alguém'. Enzo só não contava com o aparecimento de Ian, o ficante (hétero) de uma amiga, com quem viverá uma espécie de aventura ou experiência amorosa cujas consequências serão avassaladoras. A narrativa de Enrique Coimbra nos conduz pelo acidentado e movediço território do amadurecimento. As descobertas da juventude, da sexualidade, das relações interpessoais, do amor e outros afetos mais ou menos complexos são temas tratados com notável habilidade. Não é difícil identificar-se (ou desidentificar-se) com as peripécias dos personagens centrais do livro, independentemente de nossa orientação sexual. Mais que um romance queer, Sobre garotos que beijam garotos revela-se um livro sobre uma geração, uma época, com sua própria ética, suas dores, suas delícias e sua trilha sonora". Ecio Salles Cofundador da FLUPP

CAPA OFICIAL1+1: A Matemática do Amor, do Vinícius Grossos

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. E percebem que não querem perder a valiosa amizade... Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas: escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Então os meninos percebem que há algo mais forte entre eles... Um sentimento profundo, que não conseguem explicar e que torna todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?







Resultado de imagem para A Arte de Ser NormalA Arte de Ser Normal, da Lisa Williamson

David Piper tem 14 anos e um desejo: “Quero ser uma menina”. Mas este é um segredo que ele compartilha apenas com Essie e Felix, seus únicos amigos, pelo menos até a chegada de Leo Danton à escola Parque Éden. Apesar de muito diferentes e cada um guardando um segredo próprio, David e Leo iniciam uma profunda amizade, que é a base do elogiado romance de estreia da atriz e escritora britânica Lisa Williamson. Com diálogos engraçados e relatando situações cotidianas na vida de adolescentes, a autora consegue abordar a delicada e muito atual questão da identidade de gênero de maneira leve e nada apelativa, numa narrativa que conquista o leitor da primeira à última linha.






COMPRE AQUI



Lembrando que essa lista não está em ordem de preferência, apenas coloquei os cinco livros com essa temática que mais quero ler. Assim que for lendo trarei resenha de cada um deles pra vocês.

Um grande beijo!

You May Also Like

3 comentários

  1. Olá!!! Desses já li 1+1... Adorei! Os demais irei anotar em minha agenda! Estou lendo atualmente Contato Estrelas da Thati Machado... Fica a dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, ele parece ser tão fofinho! <3
      Não conheço esse, vou procurar pra saber sobre o que é.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá!!! Desses já li 1+1... Adorei! Os demais irei anotar em minha agenda! Estou lendo atualmente Contato Estrelas da Thati Machado... Fica a dica!!

    ResponderExcluir