Resenha: Os 13 Porquês, do Jay Asher

by - maio 15, 2017


Hey pessoal, como vocês estão? Talvez seja um pouco tarde (já que a hype passou), mas hoje vou contar pra vocês o que achei do livro Os 13 Porquês, escrito pelo autor Jay Asher. Como vocês sabem, há algum tempo saiu uma série baseada no livro e com o mesmo nome, mas nesse post falarei apenas do livro (se quiserem post sobre a série, deixa aí nos comentários).

Os 13 Porquês é protagonizado por Clay Jensen, que ao voltar da escola encontra um pacote com várias fitas cassete. O problema é que esse pacote não possui endereço de remetente, então Clay começa a escutar as fitas. É então que a história realmente começa! Naquelas fitas estão gravados os treze motivos que levaram Hannah Baker, uma jovem que estudava na mesma sala de Clay, a cometer suicídio.

Antes de realmente expor minha opinião, gostaria de deixar claro que Os 13 Porquês não é um livro para marcar frases bonitas, como a maioria dos outros. É um livro para refletir sobre coisas que fazemos em nossas vidas, que consideramos fúteis mas que podem causar um grande impacto na vida de outras pessoas.


Quando comecei a lê-lo já tinha assistido os primeiros episódios da série produzida pela Netflix, então já tinha uma noção de como seria o início da história. Ainda assim achei a história MUITO fluida.

Cada capítulo trata-se de uma das fitas, e nos momentos em que Hannah está contando os motivos, temos o texto em negrito e itálico. Nada de travessões ou aspas, apenas o texto em negrito e itálico. Na minha opinião, foi isso que deixou a história rápida de ler, pois o autor conseguiu diferenciar sua escrita nos momentos narrados pela Hannah e pelo Clay, deixando com a personalidade de cada um.

Sobre os personagens, achei que foram muito bem criados e desenvolvidos. O autor conseguiu fazer com que eu sentisse ódio, pena e compaixão por cada um dos personagens. Tudo isso através das fitas narradas pela Hannah, já que o Clay encontra-se pouquíssimas vezes com outros personagens.


Todo o livro se passa em apenas um dia, onde temos o protagonista lutando (internamente) para conseguir ouvir todas as fitas. Isso deve-se ao fato de que Clay é um dos motivos, e saber disso faz com que ele tenha medo de continuar ouvindo. Afinal, sua fita pode ser a próxima.

Quando a série foi lançada e muita gente assistiu, li por toda a internet comentários criticando os motivos de Hannah Baker; dizendo que eram motivos idiotas, sem sentido e várias outras coisas. Porém, precisamos entender que as coisas impactam as pessoas de maneiras diferentes. As coisas que estão nas fitas, por mais bobas que pareçam para uns, deixaram marcas profundas em Hannah, fazendo com que ela se sentisse sozinha, desmotivada, sem vontade de continuar vivendo com aquilo sobre as costas. Por isso ela tirou a própria vida; não por ser covarde, mas porque tudo aquilo era um fardo pesado demais para carregar sobre as costas.


Para concluir, Os 13 Porquês é uma história maravilhosa e horrível que precisa ser lida por todos, trazendo mensagens que precisamos entender e levar até o fim de nossas vidas.

Nota: 5/5 + favoritado.


Um grande beijo!

You May Also Like

0 comentários