O Chamado do Monstro, do Patrick Ness

by - outubro 26, 2017


O Chamado do Monstro foi escrito pelo autor Patrick Ness, baseado numa ideia original da autora Siobhan Dowd. A edição que li foi lançada pela editora Ática em 2011 e possui lindíssimas ilustrações do Jim Kay.

SOBRE O LIVRO

A escuridão, o vento, os gritos. Os olhos estatelados, a respiração entrecortada. É o pesadelo de novo, como em quase todas as noites depois que a mãe de Conor ficou doente. A escuridão, o vento, os gritos - e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa - um imponente teixo - transforma-se em um monstro.

Além disso, ele precisa lidar com coisas mais urgentes e graves - o reinício dos tratamentos contra o câncer aos quais sua mãe terá que se submeter, a vinda da avó para ajudá-los, a permanente ausência do pai desde que ele foi morar com a nova família e a pesada perseguição na escola, da qual é vítima quase todos os dias. Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos. Só que o monstro sabe que Conor esconde um segredo. E isso o torna realmente assustador.


Mas por que Conor deveria dar ouvidos a algo que parece imaginado? Por que o monstro parece ser a única criatura a estar ao seu lado diante de seus maiores medos - o de perder a mãe e o de contar a verdade.

MINHA OPINIÃO

Nessa história somos apresentados a um garoto de treze anos chamado Conor, e ao decorrer das páginas descobrimos algumas coisas sobre ele. Sua mãe está no reinício dos tratamentos do câncer, seu pai os abandonou ainda quando criança, ele é perseguido diariamente na escola. Todas essas coisas cruéis nos leva a entender todos os medos, as inseguranças e a raiva que cresce cada vez mais no peito dele.


Ao decorrer da história, somos apresentados a um outro personagem: uma árvore (um velho teixo) que se transforma num monstro. A sabedoria com que o autor descreve e aprofunda essa criatura é notável desde o início. Todo o mistério dessa história está quase todo envolto nesse monstro, que promete contar histórias para Conor e no fim o próprio garoto contará a sua. Uma história verdadeira. É isso o que me fez passar as páginas cada vez mais rápido, louco para descobrir sobre o que seriam essas histórias e claro, qual o motivo do monstro ter aparecido.

Quando comecei a ler essa história, fiquei bastante surpreso. Estava esperando uma história de suspense ou terror, já que pelo menos as ilustrações pareciam sugerir isso. E como sabem, quase nunca leio as sinopses. No entanto, tive tudo o que esperava de outra forma. O Chamado do Monstro é uma história de fantasia sombria aparentemente simples, mas que vai se moldando até tornar-se uma história intensa e que nos faz refletir sobre a vida, pensar no medo que temos de perder alguém que tanto amamos e no poder que a verdade possui. Acima disso, é um livro com personagens e dramas reais, bem escritos e aprofundados na medida certa.


Essa foi a minha primeira experiência com o Patrick Ness e ouso dizer que não teria maneira melhor de começar a ler suas histórias. O contraste sombrio que as ilustrações de Jim Kay trouxeram para essa história é surpreendente. Todas elas possuem um aspecto dark, possuindo apenas as cores preto e branco.

Você precisa ler O Chamado do Monstro independente de sua idade. É um livro incrivelmente lindo e sombrio, além de ser rápido de ler (ótimo para encaixar em maratonas literárias).

Avaliação: 4/5 estrelas

Um grande beijo!

You May Also Like

4 comentários

  1. Li este livro na nova versão que a novo conceito lançou e preciso confessar que finalizei a leitura chorando rs.. Uma história tão simples mexeu muito comigo.

    Adorei
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição também é uma graça, né?
      Terminei com o coração apertado, de tão linda a história! <3

      Obrigado pela visita.
      Abraço!

      Excluir
  2. Parece uma leitura bem envolvente. Tenho vontade de ler esse livro! ;)
    Adorei teu texto.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia assim que puder, vale super a pena!
      Abraço! <3

      Excluir