O Iluminado, do Stephen King

by - dezembro 09, 2017


O Iluminado foi escrito pelo autor Stephen King e lançado no Brasil em 2012, pela editora Suma de Letras.

SOBRE O LIVRO

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.


Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

MINHA OPINIÃO

Considerado um clássico escrito pelo mestre do terror, O Iluminado é um dos poucos livros do Stephen King que já li e, como todos os outros, ele não me decepcionou. Nessa história somos apresentados a uma família comum, com erros no passado e uma tentativa de melhorar de vida em um lugar isolado, já que o inverno impossibilita a chegada de novos hóspedes no Overlook.


A trama do livro se desenvolve em torno disso, algo que parece ser simples no começo mas que vai se moldando e tomando a forma de uma história complexa e cheia de mistérios. O emprego de zelador que é oferecida a Jack Torrance é a única chance de estabilizar o casamento e todos eles têm fé de que isso aconteça, assim como o desejo de que as convulsões de Danny parem de acontecer.

Todos nós nos lembramos de nossos sonhos agradáveis com mais clareza do que daqueles que nos amedrontam.

Os personagens, como em todos os outros livros do autor, foram muitíssimo bem criados e desenvolvidos durante a história. De início, nosso maior mistério está focado em Danny, um garotinho que possui dons sobrenaturais que o permite ter visões do que está prestes a acontecer ou do que outras pessoas estão pensando. Enquanto isso, temos o casal Torrance, que não está estável como deveria. Estamos cientes disso desde a primeira página do livro, e o King insiste em nos fazer lembrar das inseguranças de Wendy diante o marido que deixou a vida de alcoólatra para trás.


Novamente nessa história, a escrita do Stephen King é majestosa. A maneira como tudo é narrado, como pensamentos são descritos, como o cenário é apresentado. Antes de ler essa história, já tinha visto em outras resenhas que o hotel é praticamente um personagem, e hoje sou capaz de concordar. O Overlook é, definitivamente, o protagonista dessa história. Grande parte do livro se passa dentro do hotel, e isso faz com que o autor descreva o cenário detalhadamente: a textura do papel de parede ou dos carpetes, o brilho dos talheres. Para muitos isso tudo pode soar cansativo, mas para mim foi essencial para que me sentisse dentro daquele lugar, vivendo junto com aqueles personagens. Outro fator que contribui para a construção de cenário é os momentos em que Jack lê jornais sobre fatos ocorridos décadas antes de ele assumir o cargo de zelador no hotel.

No Overlook, tudo tinha uma espécie de vida. Era como se algo tivesse dado corda no lugar todo, com uma chave de prata.

Uma coisa que colabora bastante é o fato de a história ser super fluida. Mesmo que o King tenha trazido várias cenas fortes e sangrentas, ficamos curiosos para saber o que acontece em seguida e não largamos de jeito nenhum até sabermos o que realmente acontece.


O Iluminado é um livro incrível digno de um cenário assustador e personagens fortes e únicos, que merece ser lido por todos os amantes do terror.

Avaliação: 4,5/5 estrelas.

You May Also Like

0 comentários